O CORSAIR foi um dos melhores caças já projetados. Inicialmente considerado potente demais para operar a partir dos conveses dos porta-aviões batalha após batalha, o Corsair deixou atrás de si rastros de destruição e superou diversas vezes o tão famoso Reisen japonês. Caracterizado por uma asa de gaivota (que era imediatamente reconhecível) e por uma elevada velocidade e potência de fogo, o Corsair foi produzido até o início dos anos 50, sendo o último dos grandes caças com motor de pistão. O avião, que em 1938 ganhou forma na prancheta de Rex Beisel, era um verdadeiro monstro.
Tratava-se do primeiro avião de combate da US Navy construído a partir de um motor radial Pratt & Whitney XR-2800-4 Double Wasp de 1.875 CV (1.380 kW), o potente motor montado no P-47 Thunderbolt do Exército. Para dar à enorme hélice de 4,13 m de diâmetro, espaço suficiente até o solo, sem alongar excessivamente o trem de aterrissagem, Beisel adotou a particular asa de gaivota invertida que também reduzia a resistência aerodinâmica. O primeiro vôo do XF4U-1 aconteceu em 29 de maio de 1940, mas durante o quinto vôo o protótipo teve que fazer uma aterrissagem forçada num campo de golfe em Norwich. Foi reconstruído e, quando voltou a voar, atingiu os 652 km/h, mais veloz que qualquer outro caça do mundo. O ataque a PearI Harbor reforçou a necessidade do Corsair e a sua produção em larga escala foi imediatamente ordenada.
O primeiro F4U-1 de série decolou em 25 de junho de 1942 e foi entregue a US Navy em julho de 1942 e, desde seu primeiro vôo, não houve dúvida de que o Corsair era um grande passo à frente em relação aos caças pré-bélicos em termos de velocidade e autonomia. Embora o novo caça fosse muito maior e mais pesado que o A6M Zero japonês, era quase tão fácil de ser manobrado e muito mais veloz. Ainda assim, a visibilidade do piloto constituía um problema que não foi resolvido durante grande parte da sua vida. O F4U-1 tinha o canopy do tipo "gaiola", inadequado para combate. A fraca visibilidade para frente dificultava a utilização do Corsair em porta-aviões. Os pilotos da US Navy também tiveram problemas em baixas velocidades, e o Grumman Hellcat F6F, desenvolvido muito mais tarde, foi adotado pelos porta-aviões no Pacífico muito antes de Corsair.
Ficha :
F4U-1A | F4U-4 | F4U-F2 | |
Motor | Pratt&Whitney R-2800-8 | Pratt&Whitney R-2800-18W | Pratt&Whitney R-4-360 |
Cilindros | 18 cilindros em 2 linhas radiais | 18 cilindros em 2 linhas radias | 28 cilindros em 2 linhas radias |
Potência | 2.000 cv | 2.850 cv | 3.000 cv |
Envergadura | 12,48 m | 12,48 m | 12,48 m |
Comprimento | 10,27 m | 10,16 m | 10,50 m |
Altura | 4,49 m | 4,49 m | 4,90 m |
Peso Vazio | 4.025 kg | 4.490 kg | 4.500 kg |
Peso Carregado | 6.350 kg | 6.840 kg | 7.892 kg |
Velocidade Máxima | 635 km/h | 690 km/h | 744 km/h |
Ascensão | 880 m/ min | 1.463 m/min | 1.463 m/min |
Altitude Máxima | 11.280 m | 13.400 m | 13.400 m |
Alcance (fuel interno) | 1.609 km | 1.609 km | 1.609 km |
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