quarta-feira, 3 de novembro de 2010

F-4 Corsair

Resumo :


O CORSAIR foi um dos melhores caças já projetados. Inicialmente considerado potente demais para operar a partir dos conveses dos porta-aviões batalha após batalha, o Corsair deixou atrás de si rastros de destruição e superou diversas vezes o tão famoso Reisen japonês. Caracterizado por uma asa de gaivota (que era imediatamente reconhecível) e por uma elevada velocidade e potência de fogo, o Corsair foi produzido até o início dos anos 50, sendo o último dos grandes caças com motor de pistão. O avião, que em 1938 ganhou forma na prancheta de Rex Beisel, era um verdadeiro monstro. 

Tratava-se do primeiro avião de combate da US Navy construído a partir de um motor radial Pratt & Whitney XR-2800-4 Double Wasp de 1.875 CV (1.380 kW), o potente motor montado no P-47 Thunderbolt do Exército. Para dar à enorme hélice de 4,13 m de diâmetro, espaço suficiente até o solo, sem alongar excessivamente o trem de aterrissagem, Beisel adotou a particular asa de gaivota invertida que também reduzia a resistência aerodinâmica. O primeiro vôo do XF4U-1 aconteceu em 29 de maio de 1940, mas durante o quinto vôo o protótipo teve que fazer uma aterrissagem forçada num campo de golfe em Norwich. Foi reconstruído e, quando voltou a voar, atingiu os 652 km/h, mais veloz que qualquer outro caça do mundo. O ataque a PearI Harbor reforçou a necessidade do Corsair e a sua produção em larga escala foi imediatamente ordenada. 

O primeiro F4U-1 de série decolou em 25 de junho de 1942 e foi entregue a US Navy em julho de 1942 e, desde seu primeiro vôo, não houve dúvida de que o Corsair era um grande passo à frente em relação aos caças pré-bélicos em termos de velocidade e autonomia. Embora o novo caça fosse muito maior e mais pesado que o A6M Zero japonês, era quase tão fácil de ser manobrado e muito mais veloz. Ainda assim, a visibilidade do piloto constituía um problema que não foi resolvido durante grande parte da sua vida. O F4U-1 tinha o canopy do tipo "gaiola", inadequado para combate. A fraca visibilidade para frente dificultava a utilização do Corsair em porta-aviões. Os pilotos da US Navy também tiveram problemas em baixas velocidades, e o Grumman Hellcat F6F, desenvolvido muito mais tarde, foi adotado pelos porta-aviões no Pacífico muito antes de Corsair.

Ficha :

 F4U-1AF4U-4F4U-F2
MotorPratt&Whitney R-2800-8Pratt&Whitney R-2800-18WPratt&Whitney R-4-360
Cilindros18 cilindros em 2 linhas radiais18 cilindros em 2 linhas radias28 cilindros em 2 linhas radias
Potência2.000 cv2.850 cv3.000 cv
Envergadura12,48 m12,48 m12,48 m
Comprimento10,27 m10,16 m10,50 m
Altura4,49 m4,49 m4,90 m
Peso Vazio4.025 kg4.490 kg4.500 kg
Peso Carregado6.350 kg6.840 kg7.892 kg
Velocidade Máxima635 km/h690 km/h744 km/h
Ascensão880 m/ min1.463 m/min1.463 m/min
Altitude Máxima11.280 m13.400 m13.400 m
Alcance (fuel interno)1.609 km1.609 km1.609 km













































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